O valor do financiamento dado pelo BCE à banca portuguesa desceu 9,4 mil milhões de euros em Setembro face a Agosto.

De acordo com dados preliminares divulgados hoje pelo Banco de Portugal, o valor das cedências de liquidez feitas pelo banco central desceu mais de 19%, dos 49,1 mil milhões para os 39,7 mil milhões de euros. A liquidez cedida por Frankfurt interrompeu uma sucessão de vários recordes.

Estes números surgem depois de várias entidades, como o BCE e o BdP, terem alertado para a elevada dependência dos bancos dos países periféricos. A crise de dívida soberana tornou mais difícil às entidades nacionais financiarem-se, tendo de tirar partido das cedências de liquidez ilimitadas do BCE. A redução da dependência de financiamento de Frankfurt pode indiciar uma melhoria na capacidade de ‘funding’ da banca nacional.

Os membros do BCE discutem quando se deverá retirar a medida não-convencional, tomada para estancar os efeitos da crise de dívida soberana, de cedência ilimitada de liquidez. Alguns membros do banco central sinalizaram que estas facilidades deverão ser retiradas no final do ano. Na semana passada, o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, alertou para o carácter “temporário” desta medida.

Fonte: Económico

Comentários

comentarios

2016-12-01T15:39:15+00:00 11/10/2010|Categorias: Portugal|0 comentários
error: Segurança, acima de tudo! ;)