A pergunta é frequente: quanto dinheiro está previsto no Portugal 2020 para as empresas? A resposta pode variar de acordo com o ângulo de análise. Mas, em termos directos, são 8,5 mil milhões de euros.

“As empresas, enquanto tal, podem ser directamente beneficiárias de 8,5 mil milhões em fundos do Portugal 2020”, disse ao Económico o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, decompondo as várias ‘gavetas’ a que as empresas podem aceder.

Manuel Castro Almeida especificou ainda que é vulgar dizer-se que “o domínio da competitividade vale 41%” do novo quadro comunitário, ou seja, estão em causa cerca de “dez mil milhões de euros”, porque, explica, “entram no domínio da competitividade e internacionalização, as infraestruturas de transporte que beneficiam as empresas, mas das quais não são directamente beneficiárias”.

Na mesma lógica inserem-se os projectos de modernização da Administração Pública que reduzem os custos de contexto, mas dos quais as empresas só beneficiam indirectamente.

O processo técnico de definição do Portugal 2020 está concluído, com a publicação de todos os regulamentos específicos dos avisos de candidaturas para os próximos 12 meses, uma alteração face ao quadro comunitário anterior que teve por objectivo introduzir previsibilidade no processo.

Fonte: Económico

Comentários

comentarios

2016-04-10T15:06:15+00:0014/04/2015|Categorias: Portugal|Tags: , , , , |0 comentários
error: Segurança, acima de tudo! ;)