As exportações de vinhos portugueses para a China e o Brasil aumentaram 83,5% e 56%, respectivamente, nos primeiros seis meses de 2010 face ao período homólogo de 2009, indicou o presidente da ViniPortugal.

Segundo Francisco Borba, os dados revelam que o sector vitivinícola nacional continua a crescer no exterior.

No cômputo geral, as exportações de vinhos portugueses subiram cerca de 11% entre Janeiro e Junho de 2010 face a igual período de 2009. Nos EUA, as vendas aumentaram 33%.

O presidente da ViniPortugal falava à Agência Lusa no dia em que começa, no Porto, uma conferência internacional de três dias sobre vinhos portugueses, a “Wines of Portugal Internacional Conference”, uma oportunidade “acrescida” para “projectar” os vinhos nacionais no mundo.

O enfoque da iniciativa, organizada pela ViniPortugal, é dado à Touriga Nacional, considerada uma das mais nobres castas tintas portuguesas.

“Uma das características que distinguem os nossos vinhos em todo o mundo é a sua grande diversidade e a especificidade muito própria das castas portuguesas. A Touriga Nacional, além de ser uma casta única, portuguesa e com um grande potencial, cultiva-se em todo o território, em quase todas as regiões. Quase só por si demonstra e explica a diversidade dos nossos vinhos”, assinalou Francisco Borba.

Hoje, um júri internacional vai eleger os dez melhores vinhos Touriga Nacional. A casta será igualmente tema de quatro mesas-rendondas de enólogos. No sábado haverá uma palestra a cargo de três especialistas nacionais.

A primeira conferência internacional sobre vinhos portugueses inclui ainda uma intervenção sobre os mercados emergentes asiático e russo, assim como provas e exposições de vinhos e visitas a quintas produtoras.

Jancis Robinson, uma das especialistas internacionais convidadas para o evento e reputada crítica de vinhos britânica, abordará os “desafios e oportunidades” dos vinhos portugueses.

“Wines of Portugal Internacional Conference”, que decorre até sábado no Centro de Congressos e Exposições da Alfândega do Porto, conta com o patrocínio do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e com a presença, na sessão de abertura, do ministro da Agricultura, António Serrano, e dos secretários de Estado do Comércio, Fernando Serrasqueiro, e da Agricultura, Luís Vieira.

Criada em 1997, a ViniPortugal é uma associação que visa a promoção dos vinhos, das aguardentes e dos vinagres portugueses nos mercados nacional e internacional.

Fonte: Oje

Comentários

comentarios

2010-12-09T21:01:47+00:00 09/12/2010|Categorias: Internacional|0 comentários
error: Segurança, acima de tudo! ;)