E BCE adverte sobre riscos de refinanciamento dos bancos da zona euro nos próximos dois anos.


Numa nota divulgada ontem ao final do dia, a agência de notação de risco norte-americana Moody’s revelou que colocou sob revisão, com vista a um possível ‘downgrade’, a classificação do risco da dívida de 10 bancos portugueses: Caixa Geral de Depósitos, Banco Santander Totta, Banco Espírito Santo, Banco BPI, Espírito Santo Financial Group, Banco Comercial Português, Caixa Económica Montepio Geral, Banif, Banco Itaú Europa e Banco Português de Negócios.

A última vez que a Moody’s reviu em baixa o ‘rating’ dos principais bancos nacionais remonta a 14 de Julho deste ano. As únicas excepções deste lote são o Banco Português de Negócios e o Itaú Europa, que viram a classificação do risco da sua dívida ser cortado pela última vez pela Moody’s a 20 de Outubro e 2 de Julho, respectivamente.

Também ontem, no relatório mensal de estabilidade financeira de Dezembro, o Banco Central Europeu (BCE) chamou a atenção para a possibilidade dos bancos da zona euro poderem enfrentar problemas de refinanciamento de cerca de 1.000 milhões de euros de dívida nos próximos dois anos, como consequência do maior nervosismo dos mercados. “A principal fonte de preocupação decorre da interacção entre os problemas de dívida soberana e vulnerabilidades em diversos segmentos do sector bancário da zona euro”, lê-se no documento.

Vítor Constâncio, vice-presidente da autoridade monetária da zona euro, referiu também que apensar da rentabilidade dos bancos ter recuperado e de ter havido uma diminuição, ainda que pouco significativa, do risco da banca em relação à exposição a propriedades comerciais, “a situação económica e financeira global ainda está cheia de riscos para a estabilidade financeira.” Segundo o antigo governador do Banco de Portugal, “a crise da dívida soberana criou estes riscos ao ter impacto no sector bancário em vários países.

Fonte: Económico

Comentários

comentarios

2016-12-01T15:39:10+00:0010/12/2010|Categorias: Portugal|0 comentários
error: Segurança, acima de tudo! ;)