De Janeiro a Dezembro de 2010, recorde o que marcou a actualidade no país e no mundo nas mais diversas áreas, desde a Justiça à Política, passando pelo Desporto e pela Cultura.

JANEIRO

Entram em vigor os novos estatutos dos profissionais da PSP e dos militares da GNR.

Espanha assume a presidência semestral da União Europeia.

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde deixam de pagar as taxas moderadoras para internamento e cirurgias em ambulatório.

Vinte e cinco mineiros morrem num incêndio na mina de carvão de Lisheng, em Xiangtan, no centro da China.

A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) suspende por seis meses uma professora de Espinho que falava de sexo nas aulas «em termos inapropriados».

A queda da bancada do Circo Chen, em Lisboa, causa 30 feridos ligeiros, que foram transportados para os hospitais de D. Estefânia, de S. José, Santa Maria e para a Maternidade Alfredo da Costa.

Sismo no Haiti faz cerca de 170 mil mortos e um milhão de desalojados.

Manuel Alegre diz-se disponível para se candidatar à Presidência da República, num jantar de apoiantes em Portimão.

O Tribunal Criminal de Lisboa condena Ruben Moreno a 16 anos e oito meses de prisão por homicídio qualificado de Eucrides Varela, ex-aluno da Casa Pia.

O jornalista Miguel Sousa Tavares assina contrato com a SIC, deixando assim o espaço de comentário semanal no “Jornal Nacional” da TVI.

O primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker, é eleito para novo mandato à frente do Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças da Zona Euro.

Italiano Pierluigi Collina é eleito melhor árbitro de futebol de todos os tempos pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.

Mehmet Ali Agca, o turco que tentou matar o papa João Paulo II em 1981, é libertado de uma prisão perto de Ancara.

O Sporting é eliminado pelo Atlético de Madrid nos oitavos-de-final da Liga Europa.

O Presidente da República, Cavaco Silva, condecora Pedro Santana Lopes com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

As Varas Criminais do Porto condenam Bruno Pinto «Pidá» a 23 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, pelo envolvimento, em 2007, no homicídio do segurança Ilídio Correia, entre outros crimes, no caso conhecido pela «Noite Branca».

O Sporting aceita o pedido de demissão apresentado por Ricardo Sá Pinto e instaura um processo de inquérito a Liedson.

António Saraiva toma posse como novo presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa.

Apresentação do iPad, em São Francisco, pelo CEO da Apple, Steve Jobs.

FEVEREIRO

Morre a escritora portuguesa Rosa Lobato de Faria, aos 77 anos.

Tem início o julgamento da alegada viciação da classificação de árbitros de futebol e observadores nas épocas de 2002/03 e 2003/04, resultante de certidão extraída do processo Apito Dourado.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) anuncia a abertura de um processo de investigação sobre o chamado “caso Mário Crespo”.

O médico do falecido cantor Michael Jackson, Conrad Murray, entrega-se às autoridades para responder no processo relacionado com a morte do ídolo.

O SOL publica uma notícia sobre o alegado plano do Governo para controlar os média

Cerca de meia tonelada de explosivos é detetada num alegado esconderijo da ETA, em Óbidos.

O Parlamento Europeu aprova a nova equipa da Comissão Europeia liderada por José Manuel Durão Barroso.

O antigo presidente norte-americano Bill Clinton é hospitalizado em Nova Iorque, onde é operado ao coração, depois de se ter queixado de dores no peito.

Um par de sapatos gigantes, feitos de panelas portuguesas de aço inoxidável, numa escultura com o título «Marilyn», da artista plástica Joana Vasconcelos, é arrematado em leilão, em Londres, por 573,964 mil euros, mais do que triplicando a estimativa.

O Orçamento do Estado para 2010 é aprovado na generalidade, com os votos favoráveis do PS, abstenção do PSD e CDS-PP, e votos contra de BE, PCP e Verdes.

Os ministros das Finanças da Zona Euro escolhem Vítor Constâncio para vice-presidente do Banco Central Europeu, cargo que ocupará a partir de 01 de junho.

A Nokia e a Intel anunciam o lançamento de um novo «software» conjunto, para telemóveis inteligentes (smart phones), computadores «tablet»e outros dispositivos com ligação à Internet.

É formalizada o fim da Qimonda com a constituição da Nanium, em Vila do Conde. trabalhadores da Nanium, ex-Qimonda, regressam à fábrica a 17 de março para participarem em ações de formação. Os funcionários em ‘lay-off’ esperavam voltar ao trabalho a 04 de maio.

O médico Fernando Nobre apresenta a sua candidatura à Presidência da República.

Mau tempo na Madeira faz dezenas de mortos, feridos e centenas de desalojados O Governo português decreta três dias de luto nacional.

A Dinamarca abre primeira clínica de distribuição gratuita de heroína sob vigilância médica, após anos de debate, para ajudar dependentes de drogas duras.

MARÇO

Realiza-se a cerimónia de Óscares 2010. «Estado de Guerra», filme sobre uma brigada de desarmamento de minas no Iraque, recebe seis prémios, entre os quais os de Melhor Filme, Melhor Realização (para Kathryn Bigelow, a primeira mulher a ganhar este troféu nos 82 anos do evento) e Melhor Argumento Original.

O ex-diretor geral da TVI, José Eduardo Moniz, afirma perante a comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República, que José Sócrates tentou intervir na informação da estação enquanto ainda era ministro do Ambiente, tendo sido apoiado pelo então presidente do grupo Miguel Pais do Amaral.

O FC Porto é afastado da Liga dos Campeões, ao perder por 5-0 no Emirates Stadium, em Londres, diante do Arsenal, em partida da segunda mão dos oitavos de final.

O advogado José Sá Fernandes é absolvido pelo Tribunal de Braga no julgamento por alegada difamação agravada na pessoa do administrador da Bragaparques, Domingos Névoa.

O Governo aprova em Conselho de Ministros extraordinário o Programa de Estabilidade e Crescimento até 2013.

O rapper MC Snake (Nuno Rodrigues) morre depois de ter sido baleado por um agente da PSP.

Cinco obras de artes de Matisse, Picasso, Braque, Léger e Modigliani, no valor de 500 milhões de euros, são roubadas do Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris.

O Conselho Ministros aprova decretos de lei que prevêem um aumento das taxas de IVA, sobretaxa de IRS, IRC e aplicação do imposto de selo ao crédito ao consumo.

A segunda volta das eleições regionais em França dão vitória retumbante à esquerda. O resultado obrigou Nicolas Sarkozy a remodelar o Governo.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promulga a reforma do sistema de saúde norte-americano. A medida, considerada histórica, alargou a cobertura de assistência na doença a cerca de 32 milhões de pessoas que estavam excluídas.

O corpo de uma criança desaparecida no Rio Tua, aparece na zona do Cachão. Leandro, de 12 anos, desapareceu no rio Tua a 2 de Março, junto ao parque de merendas de Mirandela. O caso foi associado a violência escolar e o afogamento da criança, resultado de uma alegada tentativa de suicídio, a uma consequência de alegadas agressões de que seria frequentemente vítima na escola.

O Parlamento Europeu aprova a nomeação de Vítor Constâncio para vice-presidente do Banco Central Europeu.

Pedro Passos Coelho é eleito líder do PSD, sucedendo a Manuela Ferreira Leite, com 61,06 por cento dos votos.

ABRIL

O primeiro medicamento de raiz e patente portuguesas, um anti-epiléptico da Bial, chega às farmácias, quase um ano depois de aprovado pela Comissão Europeia e após o Governo português ter anunciado a sua comparticipação a 95 por cento.

Bombistas suicidas matam 42 pessoas ao fazerem explodir três veículos armadilhados junto às embaixadas do Irão, Egipto, Síria, Alemanha e Espanha em Bagdad.

Fortes chuvadas e intempéries no Rio de Janeiro levam à declaração do estado de calamidade pública.

O Benfica é eliminado da Liga Europa nos quartos de final pelo Liverpool, ao perder em Anfield Road por 4-1.

O antigo líder da banda Sex Pistols e uma das figuras de referência do movimento Punk, Malcolm McLaren, morre, aos 64 anos.

O ex provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, morre, vítima de complicações cardíacas derivadas de enfisema pulmonar. Tinha 69 anos.

A erupção de um vulcão no sul da Islândia provoca o degelo do glaciar Eyjafjallajokull. Uma enorme nuvem de cinzas causa a maior perturbação no tráfego aéreo na Europa desde os ataques de 11 de Setembro de 2001.

O humorista Herman José regressa aos ecrãs de televisão com um «talk-show», na RTP1.

O alpinista português João Garcia atinge, às 09.45 (hora de Lisboa) o cume do Annapurna, de 8091 metros, no Nepal, tornando-se o primeiro português a conseguir chegar ao topo das 14 montanhas do mundo acima dos oito mil metros.

Rogério Gomes, administrador da Sojormedia Norte, assume, interinamente, a direcção do semanário Grande Porto, em substituição de Manuel Queiroz, que assume o cargo de director interino do jornal i. Ambos os títulos são detidos pelo grupo Lena Comunicação.

Uma explosão e consequente afundamento da plataforma petrolífera Deep Water Horizon da BP, no Golfo do México, dá origem a uma das maiores catástrofes ambientais de sempre. Causa 11 mortos, vários desaparecidos e a maior mancha de petróleo da história dos Estados Unidos.

O Sporting anuncia a contratação do treinador Paulo Sérgio por duas épocas, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A judoca portuguesa Telma Monteiro conquista a medalha de bronze na categoria de 57 quilogramas dos Europeus de Viena, ao vencer a holandesa Juul Franssen por ippon.

Carlos Costa é nomeado para substituir Vítor Constâncio no cargo de governador do Banco de Portugal.

Depois de cinco meses de subida ininterrupta dos custos de financiamento, a Grécia pediu ajuda ao FMI e à União Europeia, no valor de 110 mil milhões de euros.

MAIO

Os ministros das Finanças da Zona Euro aprovam um plano de ajuda à Grécia no valor de 110 mil milhões de euros, ao longo de três anos, cabendo 80 mil milhões aos Estados-membros da Zona Euro e o restante ao Fundo Monetário Internacional. Em 11 anos de história da moeda única europeia foi a primeira vez que um estado membro teve de ser salvo da bancarrota pela incapacidade de refinanciar a sua dívida nos mercados internacionais.

A deputada socialista Inês de Medeiros comunica ao presidente da Assembleia da República que prescinde da comparticipação nas despesas de deslocação a Paris.

Manuel Alegre apresenta formalmente a candidatura presidencial em Ponta Delgada, Açores, assegurando que é uma iniciativa «supra partidária, mas não neutra» que surge pela «convicção» de que o país necessita do seu contributo.

O tribunal administrativo dá razão à Entidade Reguladora para a Comunicação Social na sua decisão de excluir a candidatura da Telecinco ao quinto canal de sinal aberto, desbloqueando um processo suspenso há mais de um ano.

O tribunal considera “inútil” o julgamento de Carmona Rodrigues e de outros antigos responsáveis da Câmara de Lisboa, envolvidos na permuta de terrenos da Feira Popular e do Parque Mayer com o grupo Bragaparques.

José Mourinho junta mais um título ao currículo, ao vencer a Taça de Itália, depois do Inter de Milão bater a Roma por 1-0, no Estádio Olímpico da capital italiana.

A agência de notação financeira Moody’s diz que poderá voltar a baixar “um ou dois níveis” o «rating» da dívida portuguesa.

A Bolsa dos EUA entra em pânico, registando a maior queda intradiária em 23 anos. Os «reports» das agências de notação financeira sobre as economias europeias e a velocidade e o peso das operações computorizadas na praça norte-americana determinam a queda.

O Parlamento aprova as propostas do Governo para a introdução de uma taxa de 45 por cento do IRS para rendimentos superiores a 150 mil euros anuais e a tributação das mais valias mobiliárias a 20 por cento.

O Benfica sagra-se campeão nacional de futebol pela 32.ª vez, após vencer o Rio Ave, por 2-1, na 30.ª jornada.

O Papa Bento XVI chega a Portugal onde inicia uma visita de quatro dias.

O Governo aprova em Conselho de Ministros as medidas do Plano de Estabilidade de Crescimento (PECII).

Morre, aos 66 anos, o fiscalista, professor universitário, comentador político e jurisconsulto José Luís Saldanha Sanches.

Paulo Sérgio é apresentado como novo treinador do Sporting.

O FC Porto conquista da Taça de Portugal de futebol ao vencer o Desportivo de Chaves, por 2-1.

O Barcelona revalida o título espanhol de futebol, ao receber e golear o Valladolid por 4-0.

O Inter de Milão, orientado por José Mourinho, conquista o quinto título consecutivo ao vencer o Siena, por 1-0.

O presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, é ouvido na comissão parlamentar de inquérito ao negócio PT/TVI, extraordinariamente a um domingo, por motivos de agenda pessoal.

José Mourinho vence a Liga dos Campeões ao serviço do Inter de Milão, ao bater o Bayern Munique por 2-0, em Madrid.

Marcelo Rebelo de Sousa regressa aos comentários na TVI.

A British Petroleum (BP) aceita pagar uma indemnização de 75 milhões de dólares (60 milhões de euros) pelo derrame no Golfo do México, garante o secretário de Estado norte-americano do Interior, Ken Salazar.

O Grande Prémio do 63.º Festival de cinema de Cannes é atribuído ao francês Xavier Beauvois pelo filme “Des hommes et des dieux”, uma película que retrata o assassínio de sete monges cistercienses franceses de Tibéhirine, na Argélia, em 1996.

O cantor português Beto, de 43 anos, morre em Torres Vedras, vítima de um acidente vascular cerebral.

José Mourinho é apresentado oficialmente como novo técnico do Real Madrid.

Israel ataca navios turcos de ajuda humanitária para Gaza, matando activistas.

JUNHO

Entram em vigor as novas taxas de IRS

É inaugurada a sala DIAP Júnior, para audição das crianças que são abusadas sexualmente.

Vítor Constâncio inicia funções como vice-presidente do Banco Central Europeu.

Morre, aos 66 anos, o escritor e jornalista João Aguiar, autor de «A Voz dos Deuses» e de «O Priorado do Cifrão».

André Villas-Boas é apresentado como treinador do FC Porto.

Entra em vigor a Lei 9/2010 que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo (publicado em 31.05.10)

Realiza-se o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal, às 09:42, na 7.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa. Helena Paixão, de 40 anos, e Teresa Pires, de 33, tornaram-se cônjuges durante uma cerimónia com ampla cobertura mediática.

Três pessoas morrem, trucidadas por um comboio Sud Express, na Linha do Norte, junto da Estação de Riachos, Torres Novas. Duas das vítimas, um homem e uma mulher, de 70 anos, eram irmãos, e a terceira vítima, um homem de 38 anos, era o funcionário da REFER que tentou acudir o casal de idosos que falava no meio da linha.

A pouco menos de um mês de conhecer o veredito do Tribunal no processo Casa Pia, Carlos Cruz lança uma página na internet -www.processocarloscruz.com – onde colocou todo o processo e responde às dúvidas dos cidadãos.

Morre, aos 87 anos, o escritor José Saramago, Nobel da Literatura.

Doze pessoas, com idades entre os 12 e os 50 anos, morrem trucidadas por um comboio, no apeadeiro da praia de Castelldefels, arredores de Barcelona.

O Presidente da República dá luz verde ao pacote de medidas de austeridade, entre as quais se encontram o aumento de um por cento em todas as taxas de IVA e ainda as subidas do IRS (retroactiva ao início do ano, através da cobrança do adicional de 1 ou 1,5%).

O jornal 24 Horas sai para as bancas pela última vez.

O jornal gratuito Global Notícias sai pela última vez.

Cerca de três mil jovens licenciados iniciam estágios na Função Pública, ao abrigo de “um programa inédito de estágios”.

O Estado português usa a «golden share» da PT para impedir a venda da participação que o grupo de comunicações detém na brasileira Vivo à Telefónica espanhola, contrariando a vontade da maioria dos accionistas da empresa.

JULHO

Tribunal de Justiça da UE considera não justificadas as “restrições” no capital da Portugal Telecom , resultantes da «golden share» do Estado, dando razão à Comissão Europeia.

O texto final da comissão parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações sobre o sistema de identificação eletrónica de veículos e o «chip» de matrícula é aprovado em votação final global.

A Espanha sagra-se campeã mundial de futebol, pela primeira vez, ao vencer a Holanda na final por uma bola a zero.

A selecção portuguesa de râguebi, variante de sete, sagra-se, pela sétima vez, campeã da Europa, ao derrotar na final a França por 12-05.

A permuta de terrenos do Parque Mayer com os da antiga Feira Popular, em Entrecampos, Lisboa, é anulada pelo Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa (TACL). O negócio tinha sido celebrado em 2005, entre a Bragaparques e a Câmara Municipal de Lisboa.

O realizador de cinema Roman Polanski, em prisão domiciliária desde 4 de Dezembro de 2009, é libertado. A justiça suíça rejeita o pedido de extradição para os EUA, no âmbito do mandado de captura emitido em 1978 pela justiça norte-americana, na sequência de um alegado caso de abuso sexual de uma menor de 13 anos, por parte de Polanski.

Morre, aos 18 anos, Tiago Alves, judoca internacional português. Competia na categoria de 66 quilos e foi medalha de bronze na Taça da Europa de Esperanças que decorreu na Estónia em Abril de 2010, onde se qualificou para os campeonatos europeus e mundiais.

Entra em vigor o novo regime excepcional de contratação de médicos reformados, que define as condições em que podem ser contratados e trabalhar no Serviço Nacional de Saúde.

Diego Maradona deixa de ser seleccionador da Argentina, por decisão da Associação de Futebol da Argentina.

Termina o segredo de Justiça do processo Freeport. Charles Smith e Manuel Pedro são acusados de extorsão, sendo os outros cinco arguidos do processo ilibados.

Naide Gomes conquista a medalha de prata na prova de salto em comprimento no Campeonato da Europa de Atletismo, ao saltar 6,92 metros.

O actor António Feio morre, no Hospital da Luz, em Lisboa, onde estava internado. Tinha 55 anos.

A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) considera que não ficou demonstrado que a decisão da TVI de suspender o Jornal Nacional de Sexta tenha sido determinada por interferências políticas, mas sim por influência dos administradores da Media Capital.

AGOSTO

As trabalhadoras independentes e os respectivos parceiros passam a estar formalmente abrangidos pelo direito à licença por maternidade, com a entrada em vigor da diretiva (lei europeia) 2010/41/UE.

Entra em vigor a lei que obriga o pão português a conter menos sal.

Ruy Duarte de Carvalho, escritor, poeta, cineasta, artista plástico, ensaísta e antropólogo é encontrado morto na sua casa na Namíbia. Tinha 69 anos. Nasceu em Portugal, naturalizou-se angolano em 1975.

Mário Machado, dirigente da Frente Nacional (FN), movimento conotado com a extrema direita, é condenado a sete anos e dois meses de prisão efectiva por crimes de coação, roubo, sequestro e posse ilegal de arma.

A última brigada de combate norte-americana retira-se do Iraque, quase sete anos e meio após a invasão do país para derrubar Saddam Hussein.

A França inicia uma operação de repatriação de ciganos de origem romena.

Na A25, 50 automóveis envolveram-se em dois choques em cadeia na zona de Talhadas (Sever do Vouga) numa altura em que chovia e havia nevoeiro intenso. O balanço resultou em cinco mortes e 72 feridos, 24 em estado grave. Duas das vítimas mortais eram crianças.

A Comissão Arbitral das Agências de Viagens condena a Marsans a reembolsar 12 dos 21 clientes cujas reclamações foram hoje analisadas, decidindo acionar a caução da agência, informou a entidade, em comunicado.

O PCP anuncia a candidatura de Francisco Lopes às eleições presidenciais de 23 de janeiro de 2010.

O músico e compositor norte-americano George David Weiss, criador de «What a Wonderful World», imortalizada por Louis Armstrong, morre aos 89 anos de causas naturais.

Simão Sabrosa renuncia à selecção portuguesa, numa missiva endereçada ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

SETEMBRO

O Governo aprova decreto-lei que regula a possibilidade de abertura de farmácias 24 horas por dia, todos os dias da semana.

É lida a sentença do processo Casa Pia. Apenas Gertrudes Nunes, proprietária da casa em Elvas onde ocorreram abusos sexuais de menores, foi absolvida das 26 acusações de lenocínio (fomento da prostituição) que lhe eram imputadas. Os restantes arguidos receberam as seguintes penas: Carlos Silvino: 18 anos; Carlos Cruz: 7 anos; Ferreira Diniz: 7 anos; Jorge Ritto: 6 anos e 8 meses; Hugo Marçal: 6 anos e 2 meses e Manuel Abrantes: 5 anos e 9 meses. Acórdão é entregue aos advogados a 13 de setembro, dez dias após a leitura.

Nove portugueses morrem e 36 ficam feridos quando um autocarro de turismo onde seguiam caiu numa ravina, em Ceuta, em território marroquino. O autocarro do Cruzeiro do Fado do Paquete Funchal seguia para Tétouan, Marrocos.

A Federação Portuguesa de Futebol despede Carlos Queiroz.

Morre o cineasta francês Claude Chabrol, 80 anos, símbolo do cinema «à francesa».

Morre o violoncelista Francisco Ribeiro, fundador dos Madredeus, aos 45 anos, vítima de cancro.

PEC III. José Sócrates e Teixeira dos Santos anunciam as medidas de austeridade para 2011 que vão moldar o Orçamento do Estado.

OUTUBRO

Primeira volta das Presidenciais brasileiras. Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores de Lula da Silva, e José Serra, do PMDB, passam à segunda volta. Decisão fica marcada para dia 30.

O prémio Nobel da Medicina 2010 é atribuído ao investigador britânico Robert G. Edwards, de 85 anos, pelo seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento da fertilização «in vitro».

O Prémio Nobel da Física 2010 é atribuído aos pesquisadores russos Andrei Geim e Konstantin Novoselov, da Universidade de Manchester, Reino Unido, pela de descoberta do grafeno.

O Prémio Nobel de Literatura é atribuído ao escritor peruano Mario Vargas Llosa.

O Prémio Nobel da Paz 2010 é atribuído ao dissidente chinês Liu Xiaobo, pela “sua longa e pacífica luta por direitos humanos fundamentais na China”.

O Prémio Nobel de Economia 2010 é concedido a Peter Diamond, Dale Mortensen e Christopher Pissarides, pela sua contribuição para o entendimento da persistência do desemprego nas economias desenvolvidas.

São resgatados os 33 mineiros chilenos que se encontravam soterrados há 69 dias (desde 5 agosto), a 700 metros de profundidade, na mina de São José, no Chile.

Portugal é eleito membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Mariana Rey Monteiro morre, aos 87 anos, em sua casa, de causa natural. A actriz tornou-se conhecida do grande público pela participação em novelas como a Vila Faia ou Roseira Brava.

Governo e PSD iniciam negociações para aprovação do Orçamento do Estado para 2011.

A WikiLeaks inicia a publicação de documentos secretos relativos à invasão do Iraque, em 2003, e à sua ocupação, pelas tropas norte-americanas, desde essa data.

Cavaco Silva anuncia a sua recandidatura à Presidência da República, no Centro Cultural de Belém.

Morre Nestor Kirchner, antigo Presidente da Argentina (2003-2007) e marido da atual chefe de Estado argentina Cristina Kirchner, aos 60 anos, na sequência de um ataque cardíaco.

Chegam ao fim, sem sucesso, as negociações entre Governo e PSD para aprovação do Orçamento do Estado para 2011.

Teixeira dos Santos e Eduardo Catroga assinam um acordo para viabilização do Orçamento do Estado para 2011.

Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), é eleita a primeira mulher Presidente do Brasil, com a ajuda do padrinho político, Lula da Silva, também o primeiro operário a presidir o país.

NOVEMBRO

O Conselho Superior do Ministério Público aprova Isabel São Marcos como Vice-Procuradora Geral da República.

Sebastian Vettel sagra-se campeão mundial de Fórmula 1, tornando-se o mais jovem a conquistar este título, aos 23 anos.

Lisboa acolhe durante dois dias a Cimeira da NATO. O processo de transição no Afeganistão, o início de uma nova relação da Aliança com Moscovo e o estabelecimento de um plano de redução dos efectivos marcam a Cimeira de Lisboa.

Pela primeira vez, um Papa admite a utilização do preservativo «em certos casos», desde que «para reduzir os riscos de contaminação do vírus da sida». A declaração é de Bento XVI.

A Irlanda faz um pedido formal à União Europeia (UE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) por ajuda para sanar as suas contas públicas.

As duas Coreias trocam disparos de artilharia junto à fronteira marítima entre os dois países, num dos mais graves incidentes entre os dois vizinhos desde o final da guerra da Coreia. As hostilidades foram iniciadas pela Coreia do Norte, que disparou três barragens de artilharia contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong, situada a cerca de 12 quilómetros da fronteira marítima entre os dois países.

Greve geral junta novamente as duas centrais sindicais (CGTP e UGT), 22 anos depois. Em causa, as medidas de austeridade aprovadas no âmbito do PEC III e do Orçamento do Estado.

O site WikiLeaks inicia a publicação de centenas de milhares de documentos do Departamento de Estado, com apreciações privadas e diretas de líderes e governos estrangeiros. Uma parte dos documentos revelados pela Wikileaks provém do sistema SIPRNet (Secret Internet Protocol Router Network), rede destinada a melhorar a partilha das informações entre os diferentes ramos do governo dos Estados Unidos. Duas semanas depois, a publicação prossegue.

O ator cómico Leslie Nielsen, estrela de filmes como Aeroplano e Onde pára a Polícia?, morre, aos 84 anos, na Florida, Estados Unidos.

DEZEMBRO

Os trabalhadores independentes deixam de ser obrigados a comprar cadernetas de recibos verdes, podendo preenchê-los na internet. O recibo verde electrónico tornar-se-á obrigatório a 1 de Julho de 2011.

O economista Ernâni Lopes morre aos 68 anos. Era, à data da morte, diretor e professor do Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica e sócio-gerente da consultora SaeR, mas ficou conhecido dos portugueses pela sua passagem pelo Governo do bloco central liderado por Mário Soares (1983 a 1985), onde desempenhou o cargo de ministro das Finanças. Negociou o dossier de adesão de Portugal à CEE, depois de ter sido o embaixador de Portugal junto das instituições europeias e o representante da nova democracia portuguesa em Bona, na Alemanha.

A FIFA atribui a organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2018 à Rússia e, o de 2022, ao Qatar, depois da votação da Comissão Executiva, em Zurique, na Suíça.

Morre, aos 93 anos, o actor madeirense Virgílio Teixeira, após vários meses de internamento no Hospital João de Almada.

O fundador da Wikileaks, Julian Assange, é detido pela polícia britânica, no âmbito de um mandado europeu, emitido pelas autoridades suecas.

Municípios de Ferreira do Zêzere e Tomar, no distrito de Santarém, e da Sertã, no distrito de Castelo Branco, sentem, durante alguns minutos, cerca das 14h30, um tornado que deixou um rasto de destruição à sua passagem num raio de 30 quilómetros.

A banda portuguesa Da Weasel anuncia o fim do projecto, 17 anos depois da fundação.

Morre, aos 66 anos, o jornalista Carlos Pinto Coelho, após uma operação à artéria aorta no Hospital de Santa Marta. Na televisão, ficou conhecido pelo programa cultural Acontece, que apresentou durante quase 10 anos, tendo durante a sua carreira também assinado um programa de debate semanal na TSF, o Directo ao Assunto.

Larry King realiza o seu último programa, depois de 25 anos de presença na cadeia de televisão norte-americana CNN.

A cientista Maria do Carmo Fonseca vence o Prémio Pessoa 2010.

A ex-manequim e actriz de comédia francesa Isabelle Caro, que se fez fotografar nua contra a anorexia, doença de que padecia, morre, aos 28 anos.

Morre, aos 70 anos, Pôncio Monteiro, membro do Conselho Superior do FC Porto. Estava internado no Hospital de Santo António, no Porto, depois de ter sofrido um AVC.

Cavaco Silva promulga o diploma que regula apoio do Estado aos estabelecimentos do ensino particular e cooperativo, após diálogo que deu origem a novo texto.

O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, decide abrir um processo disciplinar a magistrados do Departamento Central de Investigação e Acção Penal responsáveis pela investigação do caso Freeport.

Fonte: Sol

Comentários

comentarios

2016-12-01T15:39:09+00:00 02/01/2011|Categorias: Estatística|0 comentários
error: Segurança, acima de tudo! ;)