Só nos últimos dois anos foram destruídos 264 mil empregos
Portugal perde, por dia, 322 postos de trabalho. Segundo a CGTP, só nos últimos dois anos foram destruídos 264 mil empregos.
As contas do dirigente da CGTP, Eugénio Rosa, são avançadas pelo «Correio da Manhã» e mostram que foi no segundo trimestre do ano passado que o desaparecimento de postos de trabalho foi mais significativo.
Ao todo estima-se que haja mais de 600 mil portugueses sem trabalho com a taxa de desemprego nos 10,9%: é o valor mais elevado dos últimos 30 anos.
Nos próximos dias, o Governo e os parceiros sociais começam a negociar alterações às leis do trabalho e o objectivo é combater o desemprego que continua a bater recordes.
A imposição de tectos máximos para as indemnizações a pagar por despedimento e a criação de um fundo empresarial para o pagamento dessas compensações são algumas das medidas que estão na calha.
Já o salário mínimo vai subir para os 485 euros a partir deste mês, um aumento de 10 euros. Até ao final do ano, o Governo garante que chegará aos 500 euros, tal como tinha sido acordado com patrões e sindicatos há dois anos.
Fonte: Agência Financeira