Presidente do Governo espanhol dirigiu-se hoje à nação para destacar que as medidas dos últimos cinco meses evitaram um programa de intervenção na soberania de Espanha, conduzindo apenas a uma “linha de crédito” para o sistema financeiro.

O presidente do Governo espanhol afirmou hoje que o trabalho do Executivo nos últimos cinco meses evitou “a intervenção no reino de Espanha” tendo, em vez disso, conseguido uma linha de crédito para o sistema financeiro.

“Se não tivéssemos feito nestes cinco meses o que fizemos, o que se teria colocado ontem era a intervenção no reino de Espanha”, disse Mariano Rajoy, em conferência de imprensa no Palácio da Moncloa, menos de 24 horas depois do acordo alcançado com o Eurogrupo, no sentido de a Espanha acionar um pedido formal de assistência.

“Como levamos cinco meses a fazer os nossos deveres, o que se acordou ontem foi uma abertura de uma linha de crédito para o nosso sistema financeiro. Uma linha de crédito europeia, para recuperar a solvência das entidades financeiras e para conseguir crédito”, disse o responsável.

Ajuda externa deverá ascender aos 100 mil milhões de euros

O plano de salvamento, confirmado ontem pelo ministro da Economia Luis de Guindos, o que causou algum embaraço e críticas pela ausência de explicações do chefe do Executivo, poderá chegar aos 100 mil milhões de euros.

“Neste processo de recuperação da credibilidade, a imagem e a reputação da economia espanhola é fundamental e quero destacar o comportamento exemplar e a maturidade que todos os espanhóis estão a demonstrar. Vivemos uma situação muito difícil, mas o Governo sabe o que tem de fazer e está a tomar todas as decisões para sair da mesma e recuperar o crescimento e o emprego”, garantiu hoje Rajoy.

E deixou uma mensagem: “Quero dizer aos espanhóis que compreendam que algumas decisões são duras, difíceis e complicadas, mas é imprescindível tomá-las para sair desta situação”.

Fonte: Expresso

Comentários

comentarios

2016-12-01T15:38:40+00:00 10/06/2012|Categorias: Internacional|Tags: , |0 comentários
error: Segurança, acima de tudo! ;)