O General Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio têm razão! Pouco se fez em Portugal para evitar esta crise. A Suécia, por exemplo, já vai crescer 4,2% este ano. A Suíça e a Alemanha crescem, a Inglaterra sai da crise já em 2011. Nós, só agora nela entrámos e será uma crise estrutural, daquelas que levam oito anos para ultrapassar.

Os países que citámos não usam o euro ou tomaram atempadamente remédios amargos. A Suécia tem, há décadas, o IVA a 25% para os superfluos e aplica taxas extras nos automóveis, no combustível, no tabaco, etc. Alguém deve pagar o estrago que esses produtos trazem à sociedade: os seus consumidores!

A grande banca dos grandes países do euro mudou o padrão português da poupança para o consumismo, ao emprestar muito quase sem garantias. Por que temos de ser nós a pagar o seu lucro? Eu disse, no “Prós e Contras” de 01/03, que a Grécia e a França ainda este ano, a Inglaterra e Espanha, em 2011, iriam revoltar-se – aí está.

Só a banca e os políticos ganharam com o euro em Portugal. Tudo ficou mais caro, o rendimento real caiu, daí a produção e o emprego; a especulação e as importações aumentaram, o investimento industrial caiu, e assim também a produtividade. Os investimentos vultuosos trazem pouco ao País: cada posto de trabalho na indústria automóvel exige 1 milhão de euros; e, do total exportado, apenas 11% ficam cá, pois os seguros, as máquinas, as peças, o aço, vêm de fora.

O euro só facilitou para a banca e para uns poucos especuladores. Se a Suíça e os pequenos da UE estão bem sem o euro, por que não saímos? Se a UE nos ameaçar, sairemos mesmo. Pois os sonhos de Schumann e Monet, na prática, só beneficiaram as mega-empresas dos mega-países. A Suíça e a Noruega vão muito bem fora da UE, com o triplo dos nossos salários.

Faria bem a todos apertar o cinto e emagrecer, mas só aos gordos. Inovar é avaliar os resultados do passado, as alternativas do futuro e agir!

Jack Soifer
Autor de “Empreender Turismo de Natureza” e “Como Sair da Crise”

Fonte: Oje

Comentários

comentarios

2016-12-01T15:39:14+00:0026/10/2010|Categorias: Geral|0 comentários
error: Segurança, acima de tudo! ;)