Perdeu a carteira? Aqui ficam alguns passos a seguir para resolver o problema.

1.Participe o desaparecimento
Participe, numa esquadra da GNR ou da PSP, o desaparecimento da carteira e do seu conteúdo, sejam documentos de identificação ou dinheiro. Telefone para o banco ou para a SIBS (808 201 251 ou 217 918 780) e peça o cancelamento dos cartões de débito e crédito. Ao realizar a chamada, tenha presente o número do cartão extraviado, o NIB ou o número da conta à ordem referente ao cartão.

2.Pesquise online
Nos dias seguintes, aceda ao portal do sistema integrado de informação sobre perdidos e achados da polícia em https://perdidoseachados.mai.gov.pt e faça uma busca para verificar se o bem perdido entrou no sistema.

3.Cancele os documentos perdidos
Se ao fim de uma semana, não conseguir reaver os documentos, cancele-os, por exemplo, numa loja do cidadão. No caso do cartão de cidadão, tem um prazo máximo de 10 dias para o fazer; caso contrário, sujeita-se a uma coima de 100 a 500 euros. Se perdeu, por exemplo, o livrete ou licença de porte de arma ou o cartão de profissional de vigilância privada, comunique o desaparecimento à autoridade emissora ou reguladora.

4.Aceda ao portal do cliente bancário
Utilize ainda o serviço online disponibilizado pelo Banco de Portugal para comunicar a perda dos seus documentos de identificação, como o cartão de cidadão, de contribuinte, o passaporte ou título de residência e os cartões bancários. Para isso, aceda ao Portal do Cliente Bancário, selecione a opção “serviços ao público” e, dentro desta, “documentos de identificação pessoal” e siga as instruções.

5.Substitua os documentos
Substitua os documentos perdidos. Tem um prazo de seis meses para o fazer.

6.Dirija-se ao balcão ”perdi a carteira”
Se reside na área da grande Lisboa, dirija-se ao Balcão “Perdi a Carteira”, nas Lojas do Cidadão de Odivelas e das Laranjeiras. Funciona por agendamento prévio (portaldocidadao@ama.pt ou pelo 707 241 107) e permite fazer ou substituir, num único local, o cartão de cidadão, a carta de condução, o documento único automóvel, o cartão de pensionista, o cartão do Automóvel Club de Portugal e o cartão de beneficiário da ADSE.

Fonte: Económico

Comentários

comentarios

2016-12-01T15:37:48+00:0020/06/2015|Categorias: Geral|Tags: |0 comentários
error: Segurança, acima de tudo! ;)