A Tegopi, do grupo português Quintas & Quintas, investiu 3 milhões de euros numa nova unidade de produção de torres eólicas, na Turquia, a primeira fábrica da empresa fora de Portugal, e que é inaugurada na sexta-feira.

“As torres eólicas são muito pesadas e o transporte encarece muito o produto. Com este investimento podemos servir os mesmos clientes em áreas geográficas diferentes”, diz o vice-presidente da Tegopi, Manuel Pedro Quintas.

O responsável avança que a nova unidade de produção, em Esmirna, no sudoeste da Turquia, um investimento de 6 milhões de euros em parceria com o grupo local Alkeg, vai empregar 90 pessoas.

“A unidade portuguesa, em Vila Nova de Gaia, é capaz de assegurar todo o mercado até ao norte de Itália e a unidade da Turquia passa a assegurar o Mar Negro, que é uma área em forte desenvolvimento do ponto de vista eólico”, explicou o vice-presidente da metalomecânica.

Os planos de internacionalização da Tegopi, o maior produtor nacional de torres eólicas, passam ainda pela abertura, até 2013, de uma terceira unidade de produção, em Inglaterra, vocacionada para o fabrico de torres eólicas off shore.

“Neste momento estamos à procura de parceiros, porque a nossa experiência indica que é sempre importante ter um parceiro local, à semelhança do que acontece na unidade da Turquia”, explica Pedro Quintas.

Com as duas unidades de produção no exterior a laborar, o empresário estima triplicar a produção da Tegopi até 2015, dos actuais 32 para 90 milhões de euros.

A produção de torres eólicas em aço representa actualmente cerca de 65% do volume de negócios da empresa de Gaia, sendo considerada “a área de negócio mais pujante e com maior capacidade de crescimento”.

Segundo Manuel Pedro Quintas, a Tegopi exporta mais de 80% da produção, tendo mais de 1.500 torres eólicas instaladas em todo o mundo, “do Japão à Austrália, mas com maior incidência na Europa”.

Com 300 trabalhadores em Portugal, a Tegopi dedica-se ainda à produção de equipamentos de elevação e de movimentação, estruturas metálicas e mecanosoldados.

Fonte: Oje

Comentários

comentarios

2016-12-01T15:39:14+00:00 12/10/2010|Categorias: Portugal|0 comentários
error: Segurança, acima de tudo! ;)