[vc_row no_margin=”true” padding_top=”0px” padding_bottom=”0px” border=”none”][vc_column width=”1/1″][text_output]

O acordo estabelecido no último domingo com os accionistas da Pirelli é a mais recente aquisição de chineses em Itália.

[/text_output][x_video_embed type=”16:9″ class=”mbn”][/x_video_embed][text_output]A China National Chemical Corp (ChemChina) vai desembolsar 7,7 mil milhões de euros pela aquisição da Pirelli, actualmente o quinto maior fabricante de pneus do mundo, num acordo que irá colocar um dos símbolos da indústria italiana em mãos chinesas.

O acordo estabelecido no último domingo com os accionistas da Pirelli é a mais recente aquisição de chineses em Itália, que procuram tirar partido da fraqueza do euro numa altura em que a economia europeia dá alguns sinais de querer sair da estagnação.

Com esta compra a ChemChina terá acesso a tecnologia de fabrico de pneus premium, que poderão ser vendidos com margens elevadas e dar à empresa italiana uma rampa de lançamento no mercado chinês.

Esta oferta pela Pirelli assinala o retorno das empresas estatais chinesas aos negócios globais, interrompendo-se assim um hiato solicitado pelo presidente chinês Xi Jinping. Segundo a Reuters a compra da Pirelli será a quinta maior operação levada a cabo por empresas estatais chinesas, e a maior desde que a chinesa MMG liderou um consórcio para a compra da mineira peruana La Bambas no ano passado.

A oferta será lançada a 15 euros por acção, o que avalia a empresa em 7,1 mil milhões de euros, excluindo a dívida líquida de quase mil milhões de euros de final de 2014.

O primeiro passo será a compra a esse valor unitário de uma participação de 26,2% detida pela Camfin, seguindo-se depois uma oferta pelo capital remanescente da Pirelli ao mesmo preço.

Perante as notícias do acordo deste fim-de-semana, as acções da Pirelli avançam 3,02%, para máximos de 13 anos nos 15,69 euros.

Após concluir a operação a ChemChina deverá retirar a Pirelli da Bolsa de Milão.[/text_output][text_output]Fonte: Económico[/text_output][share title=”Partilhe esta notícia!” facebook=”true” twitter=”true” google_plus=”true” linkedin=”true” pinterest=”true” reddit=”true” email=”true”][/vc_column][/vc_row]

Comentários

comentarios

2016-12-01T15:37:52+00:0024/03/2015|Categorias: Internacional|Tags: , , |0 comentários
error: Segurança, acima de tudo! ;)