A Martifer vai investir 300 milhões de reais (135 milhões de euros) na construção de quatro parques eólicos no Nordeste do Brasil, uma operação que será feita em parceria com o Banco Santander Brasil.

“O investimento irá rondar os 300 milhões de reais (135 milhões de euros) e os parques eólicos terão de estar operacionais em Julho de 2012″, adiantou ao OJE Jorge Martins, presidente executivo da Martifer”. Os quatro parques terão uma potência de 90,3 Megawatts (MW).

A joint-venture anunciada ontem ao mercado entre a Martifer Renováveis –  braço para as energias renováveis do grupo – e o Santander Brasil terá ainda de receber luz verde das autoridades brasileiras, adiantou Jorge Martins.

Em comunicado, a Martifer refere que a parceria pretende “juntar a experiência e know-how da Martifer Renováveis na área eólica [à] capacidade financeira do grupo Santander”. Dois parques estarão situados no estado do Ceará, nas localidades de Trairí e Amontada, e os restantes dois no estado do Rio Grande do Norte, em Areia Branca. Estes projectos vão aumentar significativamente a capacidade eólica instalada da Martifer no Brasil, que é hoje de 14 MW. Jorge Martins refere que está “focado” na construção destes quatro parques, mas admite que poderão surgir novos investimentos no Brasil no segmento eólico.

Este mês, a Martifer Renováveis vendeu os parques eólicos que detinha na Alemanha por 26 milhões de euros à empresa germânica WPD. O negócio, que gerou uma menos-valia de 13,6 milhões de euros, foi feito “dentro da política de rotação de activos da empresa” que diz estar “concentrada no desenvolvimento de projectos em Portugal, Polónia, Roménia e Brasil”.

Fonte: Oje

Comentários

comentarios

2010-12-28T10:59:25+00:0028/12/2010|Categorias: Internacional|0 comentários
error: Segurança, acima de tudo! ;)