Financiamento pretende estimular a criação e o arranque de novas empresas
PME Investimentos está a lançar uma linha de financiamento de 27 milhões de euros através de Business Angels. A entidade gestora do Finova pretende assim estimular a criação e arranque de empresas, agora que foi concluído o processo de contratação da Linha de Financiamento a Business Angels, com a assinatura de 54 contratos entre a PME Investimentos e as sociedades veículo detidas por Business Angels.
«Este projecto inovador, implementado pela PME Investimentos no âmbito do FINOVA, é financiado por fundos comunitários através do Programa Compete no âmbito do QREN, com financiamento do FEDER», explica em comunicado.
O processo de criação deste instrumento, a partir de um modelo existente na Holanda, contou com a colaboração das Associações nacionais de Business Angels. De acordo com a administração da PME Investimentos, trata-se de «um instrumento financeiro pioneiro em Portugal, que foi concebido para cobrir as necessidades de financiamento das actividades desenvolvidas pelos Business Angels, num montante global da ordem dos 27 milhões de euros».
A intervenção dos Business Angels, tradicionalmente envolvidos nas Pequenas e Médias Empresas (PME), estará obrigatoriamente associada ao desenvolvimento de projectos de criação e arranque de empresas, promovendo a criação de emprego e o desenvolvimento económico.
Fonte: Agência Financeira